Conheça nossa história

Em 28 de julho de 1920, às 19:00 horas, mais precisamente no Gabinete de Leitura Camocinense, foi fundada a Augusta, Respeitável Loja Maçônica DEUS E CAMOCIM n° 964, sob os auspícios do Grande Oriente e Supremo Conselho do Brasil, por iniciativa do italiano João Baptista Gizzi, o qual chegou nesta cidade litorânea pelo atlântico, instalando nesta Urbe uma fábrica de sabão na rua 24 de Maio, esquina com a rua Alcindo Rocha, sendo um apaixonado pela maçonaria, falecido em 17 de junho de 1933. João Baptista Gizzi, grau 33, juntamente os irmãos Benedicto Bernardo da Silva, Érico de Paiva Motta, Francisco Cavalcante, José Mendes da Silva, Antônio Francisco dos Santos Júnior, Arthur Lemos Pinto, José Victorino de Menezes, reuniram-se com o fim de fundar neste Oriente de Camocim uma loja Maçônica, em benefício da Sublime Ordem incentivando seu progresso, indo ao encontro de profanos de grandes virtude em nossa sociedade, desejosos de se filiarem a Maçonaria.



Esta loja, que tem grande influência em âmbito municipal, estadual e deveras internacional, participou da recepção do filho ilustre desta, o aviador Euclides Pinto Martins, na data de 19 de dezembro de 1922, aviador este que fez o primeiro voo Nova Iorque Rio de Janeiro.



O Ilustre Maçom Pinto Martins por ocasião do baile realizado no Sport Club, foi homenageado com o título de Membro Honorário da Loja Deus e Camocim, que após chegar ao Rio de Janeiro, enviou um telegrama agradecendo a distinção que a Loja lhe conferiu, acolhendo-o como Membro Honorário de seu quadro.



Um fato que fez dessa loja depois de muito tempo se tornar a número 1 da potência regular a qual pertence, Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, foi a sua adesão ao movimento iniciado pelo senhor Mário Behring, este por meio de manifesto aos poderes públicos da Nação Brasileira e dos Maçons em nosso país, apresentou entre tantas razões, profundos interesses para que as lojas se transformassem em núcleos estaduais, formando Grandes Lojas Estaduais.



Vale salientar que a Loja Deus e Camocim foi a primeira no Estado do Ceará a abraçar tal movimento, a qual desligou-se do Grande Oriente do Brasil em 23 de julho de 1927, filiando-se em seguida à Grande Loja da Bahia, em 29 de Setembro do mesmo ano, tendo em seguida recebido sua Carta Constitutiva Provisória da Grande Inspetoria Litúrgica da Bahia em 04 de Março de 1928.



Em sequência a adesão ao movimento de Grande Lojas, as células maçônicas na capital de nosso estado, Loja Porangaba Fortaleza, seguiram o mesmo exemplo de nossa Deus e Camocim, por consequência juntando-se e formando o triângulo maçônico, fundam a Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará onde por questões claras, a Loja Deus e Camocim recebeu o número de Ordem 1 e as lojas Porangaba e Fortaleza, 2 e 3 respectivamente.



Para os cargos de grão-mestre e grão-mestre adjunto assumiram os senhores Álvaro Nunes Weyne e João Baptista Gizzi, respectivamente.



E após mais de 100 anos no seio da sociedade camocinense a Augusta, Respeitável, Benfeitora, Benemérita e Centenária Loja Simbólica Deus e Camocim Nº 1 continua a fazer história.